Liturgia Diária 03 de Outubro

Dia 03 de Outubro de 2023 - Terça-feira

 BEATOS ANDRÉ E AMBRÓSIO PRESBITEROS E MÁRTIRES

(vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória) 


 


Antífona de Entrada

Pelo amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso sua recompensa é eterna.


Oração do dia

Deus de misericórdia, aumentai em nós a fé que, conservada à custa do próprio sangue, glorificou vossos mártires bem-aventurados André, Ambrósio e companheiros. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 


1ª Leitura: Zc 8,20-23 

- Leitura da profecia de Zacarias: 20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes,21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 87,1-3.4-5.6-7 (R: Zc 8,23)

Nós temos ouvido que Deus está convosco.


O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.


“Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.


Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”


Evangelho: Lc 9,51-56

Aleluia, aleluia, aleluia.

Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

Palavra da salvação.


Sobre as Oferendas

Deus de misericórdia, aceitai esta nossa oblação e fazei que, por ela, se abra para nós

a fonte de todas as bênçãos. Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da comunhão

Senhor, lembrai-Vos da palavra que destes ao vosso servo.

A consolação da minha amargura é a esperança na vossa promessa. (Sl 118, 49-50)


Oração depois da comunhão

Fazei, Senhor, que este sacramento celeste renove a nossa alma e o nosso corpo,

para que, unidos a Cristo neste memorial da sua morte, possamos tomar parte na sua herança gloriosa.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.