Liturgia Diária 03 de Janeiro

Dia 3 de Janeiro de 2024 - Quarta-feira

SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

(branco, pref. do Natal - ofício do dia)



Antífona de Entrada

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9, 2).

 

Oração da Coleta

Concedei, Deus todo-poderoso, que a vossa salvação, qual nova luz dos céus para a redenção do mundo, surja para renovar sempre os nossos corações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 1 Jo 2,29-3,6 

Leitura da primeira carta de são João: 

Caríssimos: 29 Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2 Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3 Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4 Todo o que comete pecado comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5 Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6 Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 98,1.3cd-4.5-6 (R: 3a)

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.


Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.


Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!


Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!


Evangelho: Jo 1,29-34 

Aleluia, aleluia, aleluia.

A palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos 

se tornaram (Jo 1,14.12).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

29 No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32 E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

Palavra da Salvação.


Oração

Senhor, faze-me portador de tua luz para toda a humanidade, ajudando-a a superar a escravidão do pecado e da morte.


Sobre as Oferendas

Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja, para que receba nestes santos mistérios

os bens em que pela fé acredita. Por Cristo nosso Senhor.


Prefácio

Nós vos apresentamos, ó Deus, as nossas oferendas, trocando convosco nossos dons: oferecemos o que nos destes e esperamos receber-vos. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

Deus amou-nos com amor infinito. Por isso enviou o seu Filho ao mundo

com uma natureza semelhante à do homem pecador. (Ef 2, 4; Rm 8, 3)


Depois da Comunhão

Deus de infinita bondade, que vindes ao nosso encontro pela participação neste sacramento,

fazei-nos sentir os seus frutos de santidade, para que o dom recebido nos disponha a recebê-lo cada vez melhor. Por Cristo nosso Senhor.