Santo do Dia‎ > ‎

Santo dia 09 de novembro

 
 
Pascom
Pascom
 Youtube
Paróquia
https://www.facebook.com/terco.d.homens
Terço dos
Homens
Google+
Paróquia 

Pascom 
Pinterest
Paróquia
Terço dos Homens
Terço dos
Homens 
   

Curta Nosso Site.

Inicial Liturgia Diária Palavra do Pastor



São Teodoro, um dos grandes soldados mártires para os Orientais


09 de novembro


São TeodoroCom São Jorge e São Demétrio, São Teodoro é um dos “três grandes soldados mártires”, para os Orientais

A Tradição católica afirma que São Teodoro nasceu na cidade de Eucaita, na região chamada Ponto, ao Norte da Ásia Menor. Hoje, o local se chama vila de Beyozu, na província de Corum, na Turquia. Teodoro foi soldado do exército romano e ficou bastante conhecido nas legiões romanas por sua bravura. Entre os cristãos, ficou conhecido por sua grande caridade para com os pobres e entre o povo, ficou conhecido por sua beleza.

Por causa de sua bravura, coragem, lealdade e forte liderança no ambiente do exército, Teodoro recebeu um título de comandante militar. A palavra exata que designa seu posto no exército era stratelates, que significa general, um posto de alto comando. Isso aconteceu quando ele estava em Heracleia Pôntica, sob o comando do imperador Licínio, entre os anos 307 e 324 d.C.

No reinado do imperador Licínio, Teodoro já era cristão. Não se sabe se foi um convertido ou se nasceu numa família cristã. O fato é que o general do exército romano era cristão. E, nesse tempo, iniciou-se uma terrível perseguição contra os cristãos. Estes eram vistos como subversivos e ameaça contra o império, pois recusavam-se a adorar os deuses oficiais romanos e não reconheciam o imperador como um deus. E o general Teodoro resolveu enfrentar a fúria romana.

Conta-se que São Teodoro convidou pessoalmente o imperador para que este fosse à cidade de Heracleia. A visita de um imperador era ocasião de festas religiosas e sacrifícios aos deuses. São Teodoro, porém, querendo mostrar a Licínio que os deuses não passavam de estátuas sem vida, mandou que todas as estátuas de deuses pagãos de ouro ou prata fossem levadas para a sua casa. Lá, diante do imperador, ele destruiu uma por uma e distribuiu os cacos aos pobres, afirmando que assim, teriam mais utilidade para o povo.

O imperador ficou furioso com a atitude de São Teodoro e mandou que ele fosse preso. Na prisão, sofreu torturas cruéis e, depois, foi crucificado. Passou uma noite na cruz. Na manhã seguinte, os soldados o encontraram vivo, fora da cruz e sem ferimentos. Alguns se converteram por isso. São Teodoro, porém, fez questão de ir até o imperador na esperança de que este, sabendo de tão grande milagre, desistisse da perseguição contra os cristãos. Mas o imperador, ao contrário, mandou que ele fosse decapitado. Sabe-se que sua morte aconteceu num dia 8 de fevereiro do ano 319 d.C. Por volta do meio dia. Desde então, São Teodoro passou a ser invocado como Padroeiro dos militares.

São Teodoro, rogai por nós.”

















Curta e Compartilhe:

Comments