Pré-Matrimonial

 
 
Pascom
Pascom
 Youtube
Paróquia
https://www.facebook.com/terco.d.homens
Terço dos
Homens
Google+
Paróquia 

Pascom 
Pinterest
Paróquia
Terço dos Homens
Terço dos
Homens 
   

Curta Nosso Site.




Setor Pré-Matrimonial


Casal Coordenador:
Arnoldo e Elizete
Contato: 996902353 /988046355
Casal Assessor:
Djane e Corrinha
Contato: 98123.2017 / 99276.6052





PRÉ-MATRIMONIAL


O QUE É O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL?

O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL é o ramo da Pastoral Familiar que atua com as crianças, desde a mais tenra idade, até os noivos na celebração do matrimônio. Ele visa criar iniciativas que promovam a vocação matrimonial, para que seja vivida como uma decisão consciente. O desafio da nossa ação pastoral é, portanto, a formação integral que deve ser um processo de formação permanente e continuada que acompanhe todos os membros da família (inclusive crianças, adolescentes e jovens), nas diversas etapas e dimensões de suas vidas. O Setor Pré-Matrimonial está dividido em três etapas de preparação: 

1. Preparação Remota:
Tem seu início na infância e visa infundir autênticos valores humanos e cristãos, nos níveis pessoal e interpessoal, ou seja, formação do caráter, domínio das inclinações, socialização etc. Esta preparação pensa na constituição das futuras famílias e abrange um período bastante grande do ser humano: começa no seio da família, percorre o caminho da escola e da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). O Diretório da Pastoral Familiar(165), nos lembra, ainda, que a Pastoral Familiar e a catequese precisam preparar AGENTES capacitados para discutir assuntos da atualidade com crianças e adolescente à luz da fé (por exemplo, a influência dos meios de comunicação social), e MANUAIS simples claros, explícitos e corajosos para ajudar pais e professores a transmitir às crianças, adolescentes e jovens os princípios naturais e cristãos da afetividade, sexualidade, castidade e vocação. É indispensável apresentar elementos pedagógicos de excelente qualidade!

2. Preparação Próxima:
 Precisa ser um caminho ou itinerário catecumenal para o sacramento do matrimônio, com uma catequese renovada, de modo que este sacramento seja celebrado e vivido com as retas disposições morais e espirituais. Como a realidade de muitas famílias já não oferece elementos convincentes para o exercício da vocação matrimonial, as paróquias passaram a exigir a participação nos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial. Para auxiliar sua organização o setor Vida e Família, da CNBB, lançou para todo o Brasil o Guia de Preparação para a Vida Matrimonial. Os encontros devem ser realizados até seis meses antes da data marcada para o casamento, visando um maior tempo para o casal amadurecer este passo tão importante em suas vidas. 

3. Preparação Imediata:
 É aquela que acontece nos últimos meses ou semanas que antecedem as núpcias. Deve ser realizada em forma de uma entrevista com o sacerdote ou o diácono. Seu conteúdo deve incluir uma profunda consciência do mistério de Cristo e da Igreja, a graça e a responsabilidade do matrimônio. Supõe que os noivos já tenham feito ou estejam para fazer o EPVM. O “Guia de Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia” ressalta, ainda, a significativa da preparação para a celebração do matrimônio. Pode haver uma Equipe de Preparação Imediata, trabalhando em conjunto com a Equipe de Liturgia, para orientar os noivos, em primeiro lugar, com relação à natureza sacramental do ato, bem como os detalhes que o compõe (escolha das leituras, música, etc.). Esta mesma equipe poderá ser responsável, no dia do casamento, por acolher os noivos, pais e padrinhos e pela animação da cerimônia.



CASAMENTO COMUNITÁRIO

O sacramento do matrimônio é uma das grandes obras divinas, que foi criado para representação do Amor Familiar. A família é o grande investimento que Deus criou, é através dela que se educa cidadãos cristãos.

O matrimônio é o amor. Ninguém consegue viver sem a presença e a amizade de outras pessoas. Ninguém está sozinho! No casamento, essa amizade é repartida entre marido e mulher: é repartida entre o casal e os filhos, e com a comunidade onde vivem. O mais difícil do amor é permanecer firme nele. Só Deus mesmo é capaz de ser perfeito, fiel e amoroso. Quando o casal é fiel no amor, é um grande sinal de Deus. Deus está presente no amor do casal. Quem acredita nisso pode casar na Igreja.

Para a realização desse sacramento, o casal deve decidir de livre espontânea vontade, “ Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, unir-se-á a sua mulher, e serão uma só carne. (Gênesis 2.24).

Um dos principais requisitos necessários para a celebração do matrimônio é a participação na PREPARAÇÃO PARA VIDA MATRIMONIAL, momento em que os noivos recebem formações, palestras e testemunhos sobre a importância do sacramento do matrimônio. E para aqueles que não possuam os sacramentos iniciais como batismo e 1ª eucaristia, os mesmos receberão essa preparação pelo IVC em encontros semanais na Matriz.

A Pastoral Familiar realizará durante o ano dois casamentos comunitários, sendo um no mês de maio e no mês de outubro. As cerimônias acontecerão na Igreja Matriz São Pedro e São Paulo às 19:00 horas.

As inscrições acontecem todas as quintas-feiras às 19:30hs e ou no 3º domingo do mês às 17:00 horas após a Missa das Famílias, realizada com os agentes da Pastoral Familiar.  A inscrição só terá validade se for feita com o casal presente.


CASAMENTO COMUNITÁRIO 2019
DATAS / HORAS LOCAL
Dia 11/05/2019 ÀS 19:00 Igreja Matriz São Pedro e São Paulo
Dia 19/10/2019 ÀS 19:00 Igreja Matriz São Pedro e São Paulo

Observação:
O Casamento comunitário é cobrado a taxa de R$ 100,00 para custear a ornamentação do salão de recepção dos casais da igreja onde será realizado a cerimônia.


PREPARAÇÃO PARA VIDA MATRIMONIAL

O sacramento do matrimônio é uma das grandes obras divinas, que foi criado para representação do Amor Familiar. A família é o grande investimento que Deus criou, é através dela que se educa cidadãos cristãos.

Um dos principais requisitos necessários para a celebração do matrimônio é a participação na PREPARAÇÃO PARA VIDA MATRIMONIAL, momento em que os noivos recebem formações, palestras e testemunhos sobre a importância do sacramento do matrimônio. E para aqueles que não possuam os sacramentos iniciais   como batismo e 1ª eucaristia.  Os mesmos receberão essa preparação pelo IVC em encontros semanais na Matriz.

A Preparação para Vida Matrimonial será realizada aos finais de semana em Encontros quinzenais com duração provável de 120 minutos. Iniciando o encontro aos sábados às 19:30 e aos domingos às 8:30 da manhã. Para certificação da preparação é necessário a presença do casal em todos os encontros.

CALENDÁRIO PREPARAÇÃO PARA VIDA MATRIMONIAL

 ABRIL 2019
DATA / HORAS LOCAL
Dia 13/04 ás 19:00 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 14/04 ÀS 8:30 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 27/04 ÀS 19:00 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 28/04 ÀS 8:30 Salão Dom Aluísio - Matriz
 SETEMBRO 2019
Dia 14/09 ÀS 19:00 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 15/09 ÀS 8:30 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 28/09 ÀS 19:00 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 29/09 ÀS 8:30 Salão Dom Aluísio - Matriz
NOVEMBRO / DEZEMBRO 2019
Dia 30/11 as 19:00 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 01/12 ÀS 8:30 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 7/12 ÀS 19:00 Salão Dom Aluísio - Matriz
Dia 8/12 ÀS ÀS 8:30 Salão Dom Aluísio - Matriz

Observação:
A Preparação tem o valor custo benefício de R$ 40,00, esse valor é gasto com impressões, certificado e lanche dos casais durante as formações. Pedimos a compreensão do valor pois a Pastoral se mantém através de doações.



Curta e Compartilhe:

Comments