Nossa Senhora das Neves


Compartilhar nossas paginas.

Curta Terço dos Homens


Nossa Senhora das NevesOur Lady of Snow.jpg


Muita gente já ouviu falar na devoção de Nossa Senhora das Neves, inclusive o dia dedicado a ELA no calendário litúrgico de nossa Igreja Católica, é cinco de agosto.

No ano de 363 vivia em Roma um ilustre casal descendente de nobre família romana, não possuindo herdeiros, resolveu pedir Luzes à Virgem Maria luzes para saber como empregar a sua fortuna.

Na noite de 4 para 5 de agosto estava pensando seriamente no assunto, quando a Rainha do Céu apareceu-lhe em sonhos e disse-lhe:

"Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã
aparecerá coberta de neve".

Ora, nos dias 4 e 5 de agosto, é a época de maior calor na Itália. Mas no dia seguinte, devido a um estupendo milagre, o monte Esquilino estava coberto de neve.

A população da cidade acudiu ao lugar do prodígio e até mesmo o Papa Libério que recebeu a mesma revelação também em sonho, acompanhado de todo o clero, para lá se dirigiu.

Logo depois de iniciada a construção, a basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves, devido ao fenômeno climático.

Este templo, no entanto, é conhecido universalmente pelo nome de Santa Maria Maior (Basilica di Santa Maria Maggiore) por ser a mais importante entre todas as Igrejas de Roma dedicadas à Virgem Santíssima.


Essa é basílica de Santa Maria Maggiore, foi construída no séc. IV pelo Papa Libério, inspirado por um sinal da Virgem, que fez nevar neste local em pleno verão de Roma. É a primeira Igreja dedicada a Virgem Maria no Ocidente, e uma das mais belas e adornadas de toda a cidade. Abriga entre outras coisas um relicário com um pedaço da manjedoura do menino Jesus
                             

Relicário com a manjedoura do Menino Jesus abaixo do altar central      



  A exuberância desta basílica é representada pela mais pura perfeição artística e se torna
num dos mais convidativos locais para recolhimento e oração.

A mensagem: Quando há fé e sinceridade em Seus filhos, DEUS acolhe, manifesta-se  e com seu amor e poder assume o propósito e o conduz a bom termo.

No Brasil é Padroeira do Estado da Paraíba e de sua capital, a cidade de João Pessoa sendo feriado no município e em todo o estado (Lei Estadual 3.489/67)

 

Oração de Nossa Senhora das Neves

Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, por aquela sublime lição que nos destes, conservando vossa Alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de vossa Conceição Imaculada, desejando levantar em nossos corações um templo místico consagrado ao vosso culto, pedimos-vos, todos, o grande Virgem, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar ilibada a santa virtude da pureza.

Ó Excelsa Virgem das Neves, protegei o Brasil, que vosso foi desde o dia abençoado do seu descobrimento, na colonização, no império e na república e vosso será em todos os tempos, porque assim o desejam vossos filhos, cujo mais aureolado brasão é viver à sombra augusta da Cruz, sob o vosso maternal patrocínio.

Assim seja.

Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.


T. Amém












Comments