Novenas‎ > ‎

Novena à Nossa Senhora do Carmo


Novena de Nossa Senhora do Carmo
“ Maria discípula fiel de seu filho Jesus”
Contemplemos a relação de Maria com Jesus na Eucaristia

Julho, mês de

Nossa Senhora do Carmo

O Monte Carmelo foi o local onde Santo Elias derrotou os profetas de Baal. Ali, viu a pequena nuvem que representava uma chuva de graças sobre a Terra.
Diz a tradição que, nesse momento, Santo Elias anteviu a existência de Nossa Senhora e foi seu primeiro devoto. Desse dia em diante, sempre houve naquele lugar devotos da Virgem Maria. Depois das cruzadas, com a invasão muçulmana, a ordem do Carmo mudou-se para a Europa, mas estava enfraquecida.
No dia 16 de julho de 1251, enquanto rezava em seu convento na cidade de Cambridge, na Inglaterra, o superior geral da Ordem, São Simão Stock, pedia à Virgem um sinal visível de Sua proteção contra os inimigos da Ordem.
Milagrosamente, então, recebe uma visita de Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços e rodeada de anjos, trazendo em suas mãos o santo escapulário, que Ela lhe entrega, dizendo estas palavras:
“Recebe, filho amado, este escapulário. Todos os que com ele morrerem não padecerão a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação,
defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
As promessas feitas por Nossa Senhora a São Simão Stock ecoaram por toda a Europa, e em pouco tempo o mundo inteiro já estava se beneficiando destas graças.
O Escapulário do Carmo Ao conceder a São Simão Stock o escapulário do Carmo, Nossa Senhora tomou o costume existente na
Idade Média de usar sobre o corpo um tecido, tendo na frente um brasão que indicava a linhagem familiar da qual a pessoa fazia parte. Era um sinal visível de que pertencia a uma família, simbolizando sua proteção, sua tradição e sua história.
O santo escapulário de Nossa Senhora do Carmo também consiste em dois pedaços de lã marrom, unidos entre si por um cordão. É um símbolo visível de nossa estreita ligação com Ela, sinal certo de predestinação e ocasião de muitas graças.
Outra forma não tão conhecida do escapulário, mas que igualmente beneficia àqueles que o utilizam, é a medalha-escapulário. Foi instituída
pelo Papa São Pio X, com a intenção de facilitar o uso e estender a todas as pessoas a possibilidade de usufruir das mesmas graças e privilégios. Consiste numa medalha que tem em um de seus lados a imagem de Jesus com o Coração e do outro uma imagem da Virgem Maria sob qualquer invocação.
O uso com fruto do escapulário requer uma “imposição” por um sacerdote ou diácono. Somente depois dessa bênção
se pode substituir o de tecido pela medalha.


Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado a Nossa Senhora, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo. Este título apareceu por propósito de relembrar o convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria.
Sua principal característica é carregar consigo o escapulário, que representa estar a serviço do reino de Deus e traz benefícios a quem assume este sinal e esta proposta como seus.
A festa a Ela é comemorada em 16 de Julho.


Apresentação


Maria é, para a Igreja, motivo de alegria e fonte de inspiração, por ser a Estrela da Evangelização e Mãe dos Povos da América Latina. Em nossos povos, o Evangelho tem sido anunciado, apresentando a Virgem Maria como sua realização mais “alta”. Em Maria encontramos a figura concreta em que culmina toda libertação e santificação na Igreja (Puebla 333). Segundo o plano de Deus, em Maria tudo se refere a Cristo e tudo depende d’Ele; toda sua existência é uma plena comunhão com Jesus Cristo. Por isso ela foi dada como mãe à própria Igreja.

Esta novena nos convida a contemplarmos a relação de Maria com Jesus na Eucaristia, a refletirmos sobre Maria, discípula fiel de seu filho Jesus.

Com fé e alegria, demonstremos nosso amor à Eucaristia e proclamemos as glórias de Maria, a fiel discípula de Jesus! Que a participação nesta novena possa fazer-nos crescer na fé, a fim de sermos agradáveis a Deus, como foi Maria.

Cônego Pedro Carlos Cipolini
Pároco e reitor da Basílica do Carmo
Campinas.

Orações da Novena


 


Oração a Nossa Senhora do Carmo


nossa-senhora-do-carmo

“Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso Escapulário,
eu vos peço que ele seja para mim um sinal de vossa maternal proteção,
em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida.

Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer
na Fé, Esperança e Caridade, seguindo Jesus e praticando a sua Palavra.

Ajudai-me, ó Mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário,
mereça a felicidade de morrer  piedosamente com ele, na graça de Deus,
e assim, alcançar a vida eterna! Amém.”
 
 
 

Comments