
Novena de Nossa Senhora do Carmo
“
Maria discípula fiel de seu filho Jesus”
Contemplemos a relação de Maria com Jesus na Eucaristia
Julho, mês de
Nossa Senhora do Carmo
O Monte Carmelo foi o local onde Santo Elias derrotou os profetas de Baal. Ali, viu a pequena nuvem que representava uma chuva de graças sobre a Terra.Diz a tradição que, nesse momento, Santo Elias anteviu a existência de Nossa Senhora e foi seu primeiro devoto. Desse dia em diante, sempre houve naquele lugar devotos da Virgem Maria. Depois das cruzadas, com a invasão muçulmana, a ordem do Carmo mudou-se para a Europa, mas estava enfraquecida.No dia 16 de julho de 1251, enquanto rezava em seu convento na cidade de Cambridge, na Inglaterra, o superior geral da Ordem, São Simão Stock, pedia à Virgem um sinal visível de Sua proteção contra os inimigos da Ordem.Milagrosamente, então, recebe uma visita de Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços e rodeada de anjos, trazendo em suas mãos o santo escapulário, que Ela lhe entrega, dizendo estas palavras:
“Recebe, filho amado, este escapulário. Todos os que com ele morrerem não padecerão a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação,defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.As promessas feitas por Nossa Senhora a São Simão Stock ecoaram por toda a Europa, e em pouco tempo o mundo inteiro já estava se beneficiando destas graças.O Escapulário do Carmo Ao conceder a São Simão Stock o escapulário do Carmo, Nossa Senhora tomou o costume existente naIdade Média de usar sobre o corpo um tecido, tendo na frente um brasão que indicava a linhagem familiar da qual a pessoa fazia parte. Era um sinal visível de que pertencia a uma família, simbolizando sua proteção, sua tradição e sua história.O santo escapulário de Nossa Senhora do Carmo também consiste em dois pedaços de lã marrom, unidos entre si por um cordão. É um símbolo visível de nossa estreita ligação com Ela, sinal certo de predestinação e ocasião de muitas graças.Outra forma não tão conhecida do escapulário, mas que igualmente beneficia àqueles que o utilizam, é a medalha-escapulário. Foi instituídapelo Papa São Pio X, com a intenção de facilitar o uso e estender a todas as pessoas a possibilidade de usufruir das mesmas graças e privilégios. Consiste numa medalha que tem em um de seus lados a imagem de Jesus com o Coração e do outro uma imagem da Virgem Maria sob qualquer invocação.O uso com fruto do escapulário requer uma “imposição” por um sacerdote ou diácono. Somente depois dessa bênçãose pode substituir o de tecido pela medalha.
Nossa Senhora do Carmo
Diz a tradição que, nesse momento, Santo Elias anteviu a existência de Nossa Senhora e foi seu primeiro devoto. Desse dia em diante, sempre houve naquele lugar devotos da Virgem Maria. Depois das cruzadas, com a invasão muçulmana, a ordem do Carmo mudou-se para a Europa, mas estava enfraquecida.
No dia 16 de julho de 1251, enquanto rezava em seu convento na cidade de Cambridge, na Inglaterra, o superior geral da Ordem, São Simão Stock, pedia à Virgem um sinal visível de Sua proteção contra os inimigos da Ordem.
Milagrosamente, então, recebe uma visita de Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços e rodeada de anjos, trazendo em suas mãos o santo escapulário, que Ela lhe entrega, dizendo estas palavras:
“Recebe, filho amado, este escapulário. Todos os que com ele morrerem não padecerão a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação,
“Recebe, filho amado, este escapulário. Todos os que com ele morrerem não padecerão a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação,
defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
As promessas feitas por Nossa Senhora a São Simão Stock ecoaram por toda a Europa, e em pouco tempo o mundo inteiro já estava se beneficiando destas graças.
O Escapulário do Carmo Ao conceder a São Simão Stock o escapulário do Carmo, Nossa Senhora tomou o costume existente na
Idade Média de usar sobre o corpo um tecido, tendo na frente um brasão que indicava a linhagem familiar da qual a pessoa fazia parte. Era um sinal visível de que pertencia a uma família, simbolizando sua proteção, sua tradição e sua história.
O santo escapulário de Nossa Senhora do Carmo também consiste em dois pedaços de lã marrom, unidos entre si por um cordão. É um símbolo visível de nossa estreita ligação com Ela, sinal certo de predestinação e ocasião de muitas graças.
Outra forma não tão conhecida do escapulário, mas que igualmente beneficia àqueles que o utilizam, é a medalha-escapulário. Foi instituída
pelo Papa São Pio X, com a intenção de facilitar o uso e estender a todas as pessoas a possibilidade de usufruir das mesmas graças e privilégios. Consiste numa medalha que tem em um de seus lados a imagem de Jesus com o Coração e do outro uma imagem da Virgem Maria sob qualquer invocação.
O uso com fruto do escapulário requer uma “imposição” por um sacerdote ou diácono. Somente depois dessa bênção
se pode substituir o de tecido pela medalha.
Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado a Nossa Senhora, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo. Este título apareceu por propósito de relembrar o convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria.
Sua principal característica é carregar consigo o escapulário, que representa estar a serviço do reino de Deus e traz benefícios a quem assume este sinal e esta proposta como seus.
A festa a Ela é comemorada em 16 de Julho.
A festa a Ela é comemorada em 16 de Julho.
Maria é, para a Igreja, motivo de alegria e fonte de inspiração, por ser a Estrela da Evangelização e Mãe dos Povos da América Latina. Em nossos povos, o Evangelho tem sido anunciado, apresentando a Virgem Maria como sua realização mais “alta”. Em Maria encontramos a figura concreta em que culmina toda libertação e santificação na Igreja (Puebla 333). Segundo o plano de Deus, em Maria tudo se refere a Cristo e tudo depende d’Ele; toda sua existência é uma plena comunhão com Jesus Cristo. Por isso ela foi dada como mãe à própria Igreja.
Esta novena nos convida a contemplarmos a relação de Maria com Jesus na Eucaristia, a refletirmos sobre Maria, discípula fiel de seu filho Jesus.
Com fé e alegria, demonstremos nosso amor à Eucaristia e proclamemos as glórias de Maria, a fiel discípula de Jesus! Que a participação nesta novena possa fazer-nos crescer na fé, a fim de sermos agradáveis a Deus, como foi Maria.
Cônego Pedro Carlos Cipolini
Pároco e reitor da Basílica do Carmo
Campinas.
Orações da Novena
- 1º dia - “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38)
- 2º dia - “Que sua Palavra se cumpra em mim” (Lc 1,38)
- 3º dia - “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1,42)
- 4º dia - “Bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42)
- 5º dia - “Feliz és tu que acreditaste” (Lc 1,45)
- 6º dia - “Minha alma proclama a grandeza do Senhor” (Lc 1,6)
- 7º dia - "Ele olhou para a humildade de sua serva" (Lc 1,48)
- 8º dia - “Todas as gerações me chamarão de
bendita” (Lc 1,48)
- 9º dia - “Porque o Poderoso fez em mim grandes coisas” (Lc 1,49)
“Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso Escapulário,
eu vos peço que ele seja para mim um sinal de vossa maternal proteção,
em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida.
Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer
na Fé, Esperança e Caridade, seguindo Jesus e praticando a sua Palavra.
Ajudai-me, ó Mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário,
mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus,
e assim, alcançar a vida eterna! Amém.”
mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus,
e assim, alcançar a vida eterna! Amém.”