Novenas‎ > ‎

Nossa Senhora de cada Mês!



Nossa Senhora de cada Mês!


Janeiro

Celebra-se dia 02
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência

Terço da Divina Providência

Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. 
Credo

Contas grandes:
Nossa Senhora Mãe da Divina Providência,
Providenciai.

Contas pequenas:
Deus provê Deus proverá,
Sua misericórdia não faltará.

Final

Vinde Maria, chegou o momento,
valei-nos agora e em todo tormento.
Mãe da providência prestai-me auxílio
nos sofrimentos da terra e do exílio,
mostrai-nos que sois Mãe de amor 
e de bondade agora que é grande 
a necessidade.
Amém!

Fevereiro

Celebra-se dia 24
Nossa Senhora da Confiança

Novena em honra a Nossa Senhora da Confiança

Início: 16/02 - Término: 24/02

Ó Maria, em vossas mãos ponho esta súplica (pedido).
Abençoai-a e depois apresentai-a a Jesus.
Fazei valer vosso amor de mãe e vosso poder de Rainha.
Ó Maria conto com vosso auxílio; confio em vosso poder.
Entrego-me à vossa vontade. Estou seguro de vossa misericórdia.
Ó Mãe de Deus e minha, rogai por mim.
Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós.
Amém.

Março

Celebra-se dia 25
Nossa Senhora da Anunciação

Novena dos Nove Meses de Gestação de Nossa Senhora

(Rezar diariamente durante o período que vai da anunciação do anjo a Nossa Senhora - 25 de março - ao nascimento de Jesus - 25 de dezembro)

Ó Maria, Virgem sem mancha, que preparastes em vosso seio virginal uma morada ao Filho de Deus, eu me envergonho de aparecer diante de vós. Mas, porque desejo que o Filho de Deus, o qual quis nascer de vós, renasça espiritualmente em mim e me conceda a graça de que tanto necessito prosto-me a vossos pés e vos suplico que me alcanceis esta graça que tanto desejo (pedido), enquanto passo a vos reverenciar por todas as horas em que trouxestes em vosso ventre o Filho de Deus.

Rezar a Ave Maria, dizendo):

Bendita seja a Santa e Imaculada Conceição da Virgem Maria Mãe de Deus.
Repetir a Ave Maria e a jaculatória por vinte e quatro vezes)

Abril

Celebra-se dia 02
Nossa Senhora do Desterro

ORAÇÃO

Senhora minha, Virgem do Desterro, de joelhos diante do vosso altar, venho reconhecer a minha fraqueza e o meu nada. Para onde irei Senhora, sem o vosso olhar? Como caminharei, se não for levado pelas suas mãos? Valei-me, Senhora minha! Não olheis para as misérias de minha alma, mas atendei a súplica de um pobre filho vosso. Alcançai-me a graça (pedido) de que tanto necessito. Agradeço-vos, Senhora, todos os benefícios que já recebi de vossas mãos benditas e prometo empregar todos os esforços para corresponder às ternuras do vosso materno coração. Amém.

(Reza-se em seguida, sete vezes a Ave Maria, lembrando os sete anos que a Sagrada família permaneceu no exílio, terminando-se com as seguintes invocações):

Meu Jesus, misericórdia!
Senhora minha, Virgem do Desterro, valei-me!
Glorioso patriarca São José, intercedei por mim!
Amém.

Maio

Festa dia 13
Nossa Senhora de Fátima

Oração

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedido).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!
Amém.

Os pedidos de Nossa Senhora de Fátima

1- Consagrar-se muitas vezes ao Coração Imaculado de Maria.
2- Converter-se, deixando o caminho do pecado e fazer vida de expiação, de sacrifício e de penitência.
3- Entronizar a imagem do Coração Imaculado de Maria em lugar de honra em casa.
4- Praticar com fidelidade a devoção dos primeiros sábados, com a Comunhão reparadora.
5- Rezar diariamente o terço, possivelmente em família.

Junho

Celebra-se dia 24
Nossa Senhora Rainha da Paz

Novena a Nossa Senhora de Medjugorje Rainha da Paz

Início: 16/06 - Término: 24/06
Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Rezemos pelos videntes (Jovens a quem Nossa Senhora apareceu diariamente em Medjugorje - Iugoslávia. Desde 24 de junho de 1981, ela se apresentou como Rainha da Paz e faz ao mundo um último apelo à conversão).

Oração à Rainha da Paz

Mãe de Deus e Mãe nossa, Maria, Rainha da Paz! Viestes até aqui para conduzir-nos a Deus. Alcançai-nos Dele a graça de podermos não apenas dizer: “Faça-se em mim segundo a Vossa palavra!”, mas também poder vivê-la como Vós o fizestes. Em vossas mãos colocamos as nossas para que, em meio a todas as dificuldades e misérias, possais conduzir-nos a Jesus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
Rezar o Creio, sete Pai-Nosso, sete Ave-Maria e sete Glória ao Pai.

Julho

Celebrada dia 08
Nossa Senhora das Graças

Oração

Ó imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao comtemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercarmo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (pedido).
Concedei-nos, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, esse favor que, confiantes, vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome e bem de nossas almas.
E, para melhor servirmos ao vosso divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.
Rezar três ave-marias.
Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

Agosto

Celebrada dia 15
Nossa Senhora da Assunção

Oração

Ó dulcíssima soberana, Rainha dos Anjos, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco. Do alto desse trono em que reinas sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida! Pelos merecimentos de vossa bendita morte obtende-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu.
Assim seja.
Amém.

Setembro

Celebra-se dia 15
Nossa Senhora das Dores

O TERÇO DAS SETE DORES DA VIRGEM MARIA

Início: 09/09 - Término: 15/09

D- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
R- Amém!
D- Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos!
R- Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
D- Nós contemplamos vossas Dores, ó mãe de Deus!
R- E vos seguimos no caminho da fé!

Oração Inicial:

Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelo mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça… (pedir a graça)

1ª Dor - Profecia de Simeão
Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma (Lc 2,34-35). 
1 Pai Nosso; 7 Ave Marias 

2ª Dor - Fuga para o Egito
O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: Levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito (Mt 2,13-14). 
1 Pai Nosso; 7 Ave Marias

3ª Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele (Lc 2,43b-45)
1 Pai Nosso; 7 Ave Marias

4ª Dor - Jesus encontra a Sua Mãe no caminho do Calvário
Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam (Lc 23,26-27). 
1 Pai Nosso; 7 Ave Marias

5ª Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus 
Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe! (Jo 19,15-27a). 
1 Pai Nosso; 7 Ave Marias

6ª Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz 
Chegada à tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz (Mc 15,42). 
1 Pai Nosso; 7 Ave Marias

7ª Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro 
Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus (Jo 19,40-42a). 
1 Pai Nosso; 7 Ave Marias

Outubro

Celebra-se dia 12
Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil

Novena a Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Início: 3/10 - Término: 11/10

Ó Virgem Maria, abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo, entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, vós sois a alegria de Israel, vós a honra do vosso povo. Salve ó Virgem, honra de nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e veneração, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida. Quem poderá contar ó doce Mãe, quantas graças, durante tantos anos, vós dispensastes ao povo brasileiro, compadecida de nossos males?Quisemos cingir vossa cabeça sagrada com uma coroa de ouro, que vos é devida por tantos títulos; continuai a dobrar-vos benignamente às nossas preces. Quando erguemos ao céu nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, ó Virgem; conservai nossas almas afastadas da culpa e, por fim, conduzi-nos ao céu.Louvor, honra e poder Àquele que, uno e trino, nos fulgores de seu trono celeste, governa e rege todo o universo. Amém.
V. A vossa Imaculada Conceição, ó Virgem Mãe de Deus,
R. Anunciou a alegria ao mundo todo.
Oremos: Ó Deus, que por intermédio da Mãe Imaculada de vosso Filho, multiplicastes os dons de vossa graça em favor de nós, vossos servos: concedei-nos propício que, celebrando na terra os louvores da mesma Virgem, pelas suas maternas preces mereçamos alcançar o prêmio eterno no céu. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Novembro

Dia 27
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Oração

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo as nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes, necessidades (pedido).
Concedei, pois ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém.

Rezar três Ave Maria e depois:
Ò Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Dezembro

Celebra-se dia 12
Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira da América Latina

Oração à Virgem de Guadalupe

Ó minha Santa Mãe de Guadalupe, para quem não existe o impossível!
A teu Coração, todo amor, magnitude e doçura, confio este rosário de impossíveis, que bem conheces e que realmente são superiores às minhas forças.
Problemas insolúveis, dificuldades insuperáveis, penas sem remédio humano, aqui estão, minha Mãe, pedindo-Te que faças o impossível e os elimines.
Mostra a grandeza do teu amor e do teu poder, superando estes impossíveis.
Deponho-os a teus pés e confio, com plena segurança, que os resolverás; por tua própria dignidade e pelo compromisso que o teu Coração quis contrair em nosso favor, estes impossíveis deixarão de existir.
Sim, deixarão de existir ao influxo irresistível de tua bondade.
É impossível que Tu não venças os impossíveis, milagrosa Virgem de Guadalupe, Rainha do México e Imperatriz da América!

 



 
 
 
 
 
 
 

Comments